7 habilidades importantes para a vida que eu gostaria de ter aprendido na escola…

7 habilidades importantes para a vida que eu gostaria de ter aprendido na escola…

Ao longo de minha carreira estudantil (que nunca acaba, como já dizia um amigo: Somos eternos aprendentes) eu aprendi (e tenho aprendido) muita coisa. Mas focando nos tempos de colégio e faculdade, vejo a imensidade de informação que tive que gravar (nem sempre aprendi rsrsrs).

Com a entrada no mundo real (que para mim veio antes da faculdade) sentimos algumas dificuldades em gerenciar todas as situações que nos aparecem. É ou não é verdade?

Existem certas habilidades que sinto que se tivesse aprendido bem antes poderia estar em outro nível hoje.

Mas sejamos justos, não é só culpa do professor, muito do que faltou, eu poderia ter aprendido sozinho, mas nossa cultura não é Lean, raramente puxamos as coisas, esperamos que os outros nos empurrem conteúdo para então, consumi-los.

Já dizia Lee Iacocca que:

“O aprendizado formal pode te ensinar muito, mas muitas das habilidades essenciais na vida são aquelas que você tem que desenvolver sozinho.”

Hoje muitos tem falado sobre este assunto e existem vários posts e artigos que referenciam esta discussão, mas eu queria dar o meu ponto de vista pessoal, gostaria de listar 7 habilidades que eu gostaria muito de ter desenvolvido na época do colégio e faculdade:

01 – Gerenciamento do Tempo

Este é um dos meus favoritos. Nós subestimamos drasticamente a importância do gerenciamento do tempo. Na minha opinião, o gerenciamento do tempo é fundamental.

Gastar tempo com o que realmente agrega valor faz toda a diferença em nossas vidas, porque o tempo passa e não volta. Quantas vezes gastamos nosso tempo com tanta coisa e esquecemos de nossas famílias, de nossa saúde, de nós mesmos.

A gestão eficaz do tempo mantém-nos autodisciplinados e focados nos nossos objetivos. A maioria das pessoas sai do colégio e da faculdade sabendo pouco ou nada sobre como gerenciar e equilibrar seu tempo.

02 – Ressignificação

O maior equivoco que cometemos é pensar que quando fracassamos estamos vencidos. Quando saímos da escola, da faculdade achamos que vamos conquistar o mundo, seremos bem sucedidos e ricos. Mas, logo vem o primeiro fracasso, e isso nos deixa arrasados.

Aprender que fracasso faz parte do sucesso não é nada fácil, ressignificar as situações que passamos faz parte desta caminhada.

Com o tempo entendemos que o fracasso é algo constante em nossas vidas, mas se vai fracassar, que fracasse cada vez melhor melhor. Não devemos ter medo de fracassar, como já dizia Murilo Gun:

“O medo mata a criatividade”

Eu não aprendi na escola ou na faculdade que iriamos falhar, não aprendi a como reagir a isso. Uma pena! Mas a vida, essa nos ensina desde pequenos que se caiu, levante!

03 – Candidatura a empregos

Muitas pessoas não têm ideia de como encontrar um emprego. Eles não sabem onde procurar emprego, como escrever um bom currículo, o que os empregadores procuram, como funciona a estrutura das empresas, como ser achado e como encontrar quem contrata.

Desde pequeno ouvimos a fatídica pergunta: “O que você vai ser?” mas dificilmente quando escolhemos ou somos guiados por um caminho, recebemos qualquer tipo de subsidio pra trilha-lo.

Eu pessoalmente acho que o LinkedIn é um recurso maravilhoso para a procura de emprego, mas não é só isso. E, será que alguém já te falou que o LinkedIN não é um banco de CVs?

04 – Empreendedorismo

Nosso sistema de educação é responsável por preparar os jovens para construir vidas de sucesso. Eles devem estar prontos para o amplo leque de possibilidades à sua frente, incluindo trabalhar para os outros, iniciar seus próprios empreendimentos e contribuir para suas comunidades.

Portanto, além de ensinar assuntos tradicionais, como ciência, gramática e história, que fornecem conhecimento fundacional, é imperativo que ensinemos os alunos a serem empreendedores.

Há muitos que acreditam que o empreendedorismo é uma característica inata que não pode ser ensinada. Isto simplesmente não é verdade. Tal como acontece com todas as habilidades, da matemática à música, aprender a ser empreendedor baseia-se em treinamento, em trabalho duro.

Somos treinados para sermos empregados e nunca empregadores, como sobreviveremos?

05 – Saúde Mental

Da inteligência emocional à depressão, do TDAH ao transtorno bipolar, existem várias doenças que afligem nossa saúde mental que ainda nem foram diagnosticadas.

Ao colocarmos isso como parte integrante nas escolas, o aluno teria a oportunidade não so de discutir o assunto que por muitos ainda é tabu, mas também teria a oportunidade de ir ao “mundo real” não só com a compreensão das doenças, mas principalmente de como aborda-las de forma que possam a ajudar as pessoas e principalmente de forma a se conhecerem profundamente.

Precisamos começar a colocar mais ênfase em educar nossas crianças sobre saúde mental, para que nossas futuras gerações possam viver vidas mais felizes e mais gratificantes e alcançar o que elas são capazes.

06 – Saúde Financeira

As escolas gostam de ensinar finanças, contabilidade, etc, mas não conseguem enfatizar a importância de poupar, como manter seu próprio orçamento, como administrar seu próprio dinheiro e como funciona nosso sistema tributário.

Formamos pessoas endividadas, sem controle em seus gastos e com a corda no pescoço.

Se eu tivesse aprendido isso na escola talvez poderia ter tido mais cedo uma profundidade na construção de meu próprio orçamento pessoal, habilidade de negociação de contratos, uma leitura dinâmica de minhas demonstrações financeiras, criaria um orçamento voltado para a poupança a longo prazo, investiria em empresas e compraria ações. Isto tudo teria sido extremamente benéfico. Aprender qual o valor real do nosso dinheiro teria sido sensacional.

07 – Lean

Cara, se eu tivesse aprendido Lean quando estava na escola, muitos seriam os desperdícios que iria evitar.

Falo bastante sobre o Lean porque de fato acredito que é muito mais do que técnicas e ferramentas, o Lean como filosofia nos ajuda e muito a eliminarmos aquilo que não agrega valor. E, se aplicamos isso em nosso dia a dia, em nossas vidas…isso dá muuuuito certo!

Como seria nosso sistema educacional se eu realmente pudesse escolher o que queria puxar e parassem de empurrar qualquer coisa para mim? (Falamos sobre isso em um outro momento)

Enfim, creio que se ao menos esses 7 pontos pudessem ter sido encontrados na escola por mim, quem sabe eu não estaria em outro patamar?

E você o que tem sentido falta? O que acha que poderia ser mandatório nas escolas para gerar um futuro melhor? Quais são os tombos que tomou que te ajudaram a ser quem você é, mas que se tivessem dito antes talvez não teria se machucado tanto?

Ramon Farias

Ramon Farias

Fundador da Eyesight (A escola do BEN - isso com N mesmo heheheh), um cara que fez engenharia por gostar de máquinas e acabou trabalhando com pessoas (e se apaixonou por isso), apaixonado por Tecnologia, entusiasta da Filosofia Lean, metodologias Hands On, Storytelling, e um monte de coisa que ajuda as pessoas a ver o mundo de uma forma diferente (chama a galera do Oclinho). E, Petropolitano: sendo ponte do passado para o futuro na Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Posts Populares

5 estrategias

5 Estratégias para Otimizar sua Cadeia de Suprimentos

Rodrigo_GP_Gestão de Carreira - De quem é a responsabilidade

Gestão de Carreira. De quem é a responsabilidade?

slider3

Você já pensou em planejar o desligamento de sua equipe?

Como ter diversidade em um ambiente corporativo

Como ter diversidade em um ambiente corporativo?

Tags

Podcast

Posts Relacionados

Entre para o grupo da comunidade no WhatsApp