Definitivamente, Olhar não é enxergar!

Definitivamente, Olhar não é enxergar!

Quantas pessoas sabem de fato enxergar?

No Lean uma das coisas mais bacanas é a ideia de se ter um olhar diferente em cima dos processos e produtos.

Mas estar olhando não quer dizer que você esteja de fato ENXERGANDO!

A maioria das empresas e das pessoas também acabam entrando, por N motivos, em numa rotina tão intensa e estressante que deixam de perceber como cada processo é realizado, quantas etapas eles possuem, quanto trabalho e esforço humano é depositado para atingir objetivos e às vezes até mesmo esquecem quem são as pessoas que fazem tudo isso acontecer (são apenas números como tantos outros). Além disso, mesmo com todo esse esforço, não conseguem chegar à lugar algum, e acabam não atendendo a expectativa do cliente. E, o pior, às vezes o cliente são eles mesmos, e a frustração só aumenta.

Para enxergar o processo como um todo, olhar cuidadosamente cada etapa de cada processo, conseguir perceber desperdícios ou etapas/esforços desnecessários, é necessário você entender o FLUXO DE VALOR de cada produto/processo. Se você conseguir fazer isso, provavelmente terá algum sucesso em sua empreitada.

Mas imagine que você esteja 100% focado, enxergando. Será que essa habilidade Leanistica (sim inventei essa palavra) também tem sido aplicada para melhorias em sua vida?

A jornada até nós mesmos é sempre a mais longa e tortuosa, pois implica em dar centenas ou milhares de voltas (Auto-Gemba – inventei dnovo) para encontrar algo que estava tão perto que éramos incapazes de enxergar.

Não é por acaso que das perguntas filosóficas mais famosas que temos, a Quem somos? , seja a primeira de todas, pois quem não enxerga quem é dificilmente saberá responder de Onde Veio e para Onde Vai.

E é sobre essa parada aí que tem tudo a ver com Lean que queria fazer você pensar:

Hoje, muito se fala que devemos olhar para dentro de nós mesmos para que possamos achar o propósito das nossas vidas, o sentido de acordar cedo e essas parafernalhas que as vezes são criadas pra você morrer em alguma grana!

O Lean nos ensina a enxergar! E, olhar e enxergar são coisas beeem distintas.

Estudiosos dizem que foco, concentração e consciência são coisas bem diferentes. Ou seja, você pode estar olhando para uma coisa, mas pode não estar consciente dela e enxergando-a claramente.

A gente faz isso direto! É ou não é? As vezes estamos de olhos abertos, olhando numa direção, porém a nossa mente está longe, concentrada em outras memórias e informações.

Por isso que quando falo sobre ir ao Gemba, sempre cito que você tem de estar disposto a se conectar com as pessoas, estar presente de fato naquele momento.

E, para sua vida de um modo geral, é a mesma coisa! Pare de apenas olhar para dentro de si. Comece a Enxergar-se! (essa tenho duvidas se existe)

ENXERGAR-SE é você montar aquele fluxo de valor pro produto mais importante do mundo: você!

O fluxo de valor analisa o processo completo, de ponta a ponta. Ele ajuda você a mapear visualmente (enxergar) como as informações e os materiais fluem através de todas as atividades que ocorrem – do momento em que um pedido é feito até o momento em que o produto ou serviço é entregue.

Na sua vida pessoal, tudo dependerá da forma que você irá enxergar as coisas. Muitas pessoas perdem oportunidades, perdem muitos momentos agradáveis por simplesmente ver apenas o que lhe convém, o que lhe interessa. Em contra partida, aqueles que conseguem enxergar grandes coisas, de uma maneira única, alcançam resultados singulares!

Encontrar essa missão pode ser o trabalho de toda uma vida, mas apenas o fato de tentar alcança-la nos permite saber aonde vamos, porque Definitivamente, Olhar não é enxergar!

Ramon Farias

Ramon Farias

Fundador da Eyesight (A escola do BEN - isso com N mesmo heheheh), um cara que fez engenharia por gostar de máquinas e acabou trabalhando com pessoas (e se apaixonou por isso), apaixonado por Tecnologia, entusiasta da Filosofia Lean, metodologias Hands On, Storytelling, e um monte de coisa que ajuda as pessoas a ver o mundo de uma forma diferente (chama a galera do Oclinho). E, Petropolitano: sendo ponte do passado para o futuro na Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Posts Populares

5 estrategias

5 Estratégias para Otimizar sua Cadeia de Suprimentos

Rodrigo_GP_Gestão de Carreira - De quem é a responsabilidade

Gestão de Carreira. De quem é a responsabilidade?

slider3

Você já pensou em planejar o desligamento de sua equipe?

Como ter diversidade em um ambiente corporativo

Como ter diversidade em um ambiente corporativo?

Tags

Podcast

Posts Relacionados

Entre para o grupo da comunidade no WhatsApp