A fórmula do BEN
post8

A fórmula do BEN

Por que  será que o Lean não funciona na sua empresa? Ou melhor, por que será que o Lean não traz os resultados que você espera?

Eu não sou nenhum psicólogo, mas estudando um pouco descobri que o simples fato de termos a ilusão de que tudo está ok, nos dá prazer imediato. Pensar no longo prazo nos causa ansiedade.

Nós gostamos do que é simples, que não nos dê muito trabalho e que de preferencia nos traga resultados imediatos.

Tomar decisões não é algo que gostamos de fazer, não gostamos principalmente de não pertencer: sabe aquele comportamento de manada? Aonde o boi vai os demais o seguem.  Gostamos de seguir o caminho da maioria, ainda que o destino seja o precipio. Somos aversos a mudanças. Ou estou falando alguma baboseira?

Mas existe uma fórmula secreta para sairmos do meio da manada. E, eu vou te falar agora: aquilo que encontrei e tenho disseminado para fazer com que meus clientes, alunos e a galera que me segue tenha sucesso foi a fórmula do BEN. Isso mesmo, BEN com N.

Você já deve ter visto #escoladoBEN e já deve ter ouvido eu falar que somos a Escola do BEN, e não é uma simples abreviação de Benjamin ou um nome qualquer, essa foi a forma com que achei para fazer os negócios andarem e as metas serem atingidas. Se liga na fórmula:

Primeiro você vai focar no seu Business, no seu negócio! Você conhece sua empresa? Você de fato conhece seu negócio, tem noção de quais são e para que servem seus processos? Se a resposta pra esse item foi sim, pule pro próximo. Mas se foi não, você precisa urgentemente parar e re-avaliar suas prioridades. Qual propósito da sua empresa? Tenha objetivos claros e ordenados e avalie friamente como está seu negócio. O Lean Assessment que vimos anteriormente pode te ajudar nisso.

Segundo você precisa dar importância as Emotions, emoções. Se já faz isso, pula pro próximo. Se não faz, se liga: Essa parada que dizem por aí que pra você ter sucesso, você precisa passar noites em claro, dormir no trabalho e não ter fins de semana, é balela. Você até pode conseguir isso tudo, mas se não tiver com suas emoções calibradas, provavelmente você vai ficar maluco. Vai bater pino, vai perder família e amigos.

Por fim, pratique o Networking. Ah mas eu já faço isso também, parabéns você é om pacas e já pode rolar o feed. Mas se não faz isso, te peço mais um pouquinho da sua atenção: O networking genuíno é a base do Lean, na realidade é a base de qualquer processo, empresa e negócio bem sucedido. Você precisa aprender a fazer networking, e não to falando em sair participando de diversos eventos por aí. Eu estou falando de se conectar com as pessoas certas e deixar as pessoas erradas irem embora. O verdadeiro networking é aquela conexão que rola no Gemba, que é mais escutativa e menos falativa. O networking é a cereja do bolo da nossa receita, porque é ele que vai te levar para o próximo nível.

E aí, faz sentido o BEN? Então o que você está esperando pra aplicar essa formula? O BEN tem o poder de transformar o ambiente, transformar comportamentos e fazer com que resultados incríveis sejam alcançado. Aplique o BEN para o BEM de sua empresa, negócio, processo e vida.

Conteúdos como esse você encontra diariamente no ENXERGA AÍ, nosso grupo exclusivo no telegram:

ENXERGA AÍ 👓😎👓
https://t.me/enxergaai

Faça parte você também!

Ramon Farias

Ramon Farias

Fundador da Eyesight (A escola do BEN - isso com N mesmo heheheh), um cara que fez engenharia por gostar de máquinas e acabou trabalhando com pessoas (e se apaixonou por isso), apaixonado por Tecnologia, entusiasta da Filosofia Lean, metodologias Hands On, Storytelling, e um monte de coisa que ajuda as pessoas a ver o mundo de uma forma diferente (chama a galera do Oclinho). E, Petropolitano: sendo ponte do passado para o futuro na Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Posts Populares

5 estrategias

5 Estratégias para Otimizar sua Cadeia de Suprimentos

Rodrigo_GP_Gestão de Carreira - De quem é a responsabilidade

Gestão de Carreira. De quem é a responsabilidade?

slider3

Você já pensou em planejar o desligamento de sua equipe?

Como ter diversidade em um ambiente corporativo

Como ter diversidade em um ambiente corporativo?

Tags

Podcast

Posts Relacionados

Entre para o grupo da comunidade no WhatsApp